Eolas

Velas

Uma vela é uma energia muito singular. Ela contém em sua composição os quatro elementos e movimenta, depois de acesa, o quinto elemento: o éter.

Para acender uma vela, não é preciso muita complicação. Não crie muitas regras, nem siga muitas opiniões. Escolha a vela, fazendo isso de acordo com aquilo que deseja e seguindo um parâmetro que lhe pareça razoável.

Como tudo que emana energia, precisamos de algum tempo para fazer essa energia se movimentar e ser absorvida, por isso, interrompa seu corre-corre no momento em que acender uma vela.

É aconselhável fazer contato com a vela antes de acendê-la. Sugerimos que coloque na palma de sua mão uma pequena gota de óleo e passe a vela no óleo. Um jeito fácil de fazer isso é fechar a mão e colocar a vela por baixo e puxar com a outra mão pelo pavio. Assim, a vela recebe óleo por igual e ela é tocada por inteiro.

Escolha o lugar onde vai deixar a vela queimar. A primeira consideração é para a segurança, afinal vela tem fogo e o risco de incêndio sempre existe. Veja se não há vento que leve uma fagulha para cortinas ou tapetes, verifique o suporte, para ver se não é combustível.

Se vai deixar a casa com vela acesa, só há dois lugares mais ou menos seguros: a cozinha e o banheiro, pois seu piso é de cerâmica. Coloque a vela num prato com água e deixe no chão, longe de papéis, cortinas e toalhas.

A vela pode ficar em outros lugares, se a casa não está desassistida, mas não precisa se preocupar com a altura, ela estará bem onde você sentir que é assim.

Tenha alguns castiçais para usar. De prata, de cristal e louça são os materiais melhores. Não deixe de ter um castiçal de três braços, ele é ótimo para acender velas quando há uma motivação forte.

Os castiçais de seis, sete ou nove braços são significativos para algumas crenças, talvez você goste de ter um assim. As velas consagradas em algum culto religioso também são importantes e têm uma função religiosa de valor.

 

Nosso estudo está voltado para dois aspectos importantes das velas: o uso energético e o uso ritualístico.

USO ENERGÉTICO DAS VELAS

Chamamos de uso energético das velas quando elas são usadas de maneira simples, para transmitir uma boa energia, sem nenhuma preocupação ritualística ou oracular. Isto é, acendemos uma vela para receber uma boa vibração.

Esse uso é o mais simples e é aquele que mais usaremos. Vamos dividir esse uso em alguns ítens, dependendo do tipo de energia que desejamos fazer vibrar.

USO GERAL:

Esta é a maneira como uso as velas, escolhendo a cor de acordo com a necessidade que tenho:

VELA BRANCA: para todas as situações, em qualquer momento.

VELA AMARELA: para assuntos de estudo, concurso, trabalho com a mente, inteligência, para ter boas idéias e criatividade, para divulgação, comunicação, para receber notícias.

VELA VERMELHA: nas emergências, na hora de uma luta, garantir vitória, contra inimigos materiais, para receber força física, ânimo, para afastar a depressão ou a falta de otimismo.

VELA AZUL: para os assuntos financeiros, compras e vendas, para atrair apoio e simpatia, para fazer bons negócios, para ter muita prosperidade, para fazer boas associações.

VELA LARANJA: traz ânimo, muda estados mentais negativos, ajuda a eliminar o stress, ajuda a pagar dívidas, traz uma solução inesperada, movimenta o que está parado.

VELA VERDE: para cura física e espiritual, para fertilidade, para ativar e regular os processos físicos, para estabilidade e justiça.

VELA VIOLETA: para estimular a ligação com o que é divino, para conseguir canalizar, meditar e orar.

VELA PRETA: contra inveja, defesa e proteção, contra inimigos espirituais, para neutralizar uma maldade.

VELA ROSA: para encontrar amor ou amizade, para a solidão, para abrandar o coração e saber perdoar, para esquecer o passado.

VELA DOURADA: para conexão com as forças solares.

VELA PRATA: para conexão com as forças lunares.

VELA MARROM: para conexão com a Mãe Terra.

 

USO PARA OS CHAKRAS:

Cada chakra tem uma vela correlata, que é a mesma da sua cor:

1º CHAKRA: vermelho.
2º CHAKRA: laranja.
3º CHAKRA: amarelo.
4º CHAKRA: verde.
5º CHAKRA: azul.
6º CHAKRA: índigo.
7º CHAKRA: violeta.

 

 

USO PARA O SIGNO:

Cada signo astrológico tem uma cor de vela própria:

ÁRIES: vermelho.
TOURO: azul.
GÊMEOS: amarelo.
CÂNCER: prata.
LEÃO: dourado.
VIRGEM: verde.
LIBRA: azul.
ESCORPIÃO: vermelho escuro.
SAGITÁRIO: laranja.
CAPRICÓRNIO: lilás.
AQUÁRIO: verde claro.
PEIXES: violeta.

 

 

USO DE ACORDO COM O DIA DA SEMANA:

Caso você queira acender uma vela relacionando-a com determinado dia da semana, use as seguintes indicações das cores de velas:

DOMINGO: amarela ou dourada.
SEGUNDA-FEIRA: branca ou prata.
TERÇA-FEIRA: vermelha.
QUARTA-FEIRA: amarela.
QUINTA-FEIRA: verde ou laranja.
SEXTA-FEIRA: azul.
SÁBADO: preta ou violeta.

USO RITUALÍSTICO DAS VELAS

O uso ritualístico das velas está ligado aos Arcanjos e sua correspondência é a base para um trabalho eficiente no plano divino. Para a atividade ritualística, os Arcanjos serão designados segundo sua ordem tradicional, cuja orientação é cabalista.

Todo ritual exige algumas normas, pois a força movimentada está justamente na repetição contínua do esquema de procedimento.

O ritual pede um altar, que será uma mesa com uma toalha branca. Você poderá usar uma mesa comum, que em outros momentos atende a a outras necessidades.

Se quiser, mande cortar e polir numa marmoraria uma pedra bonita numa medida de mais ou menos 60X40 centímetros e coloque sobre a mesa, essa pedra será seu altar permanente e você varia o lugar, podendo usá-la dentro ou fora de casa.

O altar fica sempre voltado de frente para o leste. Acenda incenso à direita. Coloque uma vasilha ou taça de cristal, com água e outra vasilha, com sal grosso, à esquerda.

A vela é untada com óleo e acesa no ponto cardeal que está relacionada com o Arcanjo invocado no ritual. Use sempre um castiçal. Se quiser, escreva o nome do Arcanjo que vai invocar e coloque ao lado da vela.

Quando terminar de arrumar tudo, acalme sua mente e seu coração, acenda a vela e diga o nome do Arcanjo em voz alta. Em seguida, leia a invocação e faça o seu pedido. Deixe a vela queimar até o final, mas não precisa estar o tempo todo presente.


ARCANJO METATRON
COR DA VELA: branco e dourado.
PONTO CARDEAL: leste.
DIA: domingo.
HORAS PREFERÍVEIS: entre 0:00 e 2:40 horas.
O QUE ATENDE: qualquer assunto espiritual ou material pode receber ajuda quando Metraton é invocado.
INVOCAÇÃO:
   Príncipe das Faces, Mestre, Braço Direito de Deus!
   Que as virtudes divinas se manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.


ARCANJO RATZIEL
COR DA VELA: branco e vermelho.
PONTO CARDEAL: leste.
DIA: domingo.
HORAS PREFERÍVEIS: entre 2:40 e 5:20 horas.
O QUE ATENDE: tudo que se refere ao pai, autoridades, patrão, governo, estado.
INVOCAÇÃO:
   Príncipe dos príncipes, Dono dos Raios Cósmicos e do Fogo da Força Criadora!
   Que as virtudes da iluminação, da concretização e da evolução se manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.
   Que as virtudes da iluminação, da concretização e da evolução se manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.


ARCANJO TZAPHKIEL
COR DA VELA: branco e azul claro.
PONTO CARDEAL: leste.
DIA: sábado.
HORAS PREFERÍVEIS: entre 5:20 e 8:00 horas.
O QUE ATENDE: tudo que se refere a impedimentos, inércia, lentidão, atrasos, limitações, velhice, lar, herança, agricultura, morte, patrimônio, testamento, segredos.
INVOCAÇÃO:
   Aquele que Contempla Deus, Príncipe da Luta contra o Mal, Receptáculo da Força Criativa!
   Que as virtudes da estabilidade, da segurança e da sabedoria se manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.


ARCANJO TZADKIEL
COR DA VELA: azul intenso.
PONTO CARDEAL: norte.
DIA: quinta-feira.
HORAS PREFERÍVEIS: entre 8:00 e 10:40 horas.
O QUE ATENDE: negócios, dinheiro, abundância, crescimento, generosidade, viagens longas, paz, leis, justiça, obediência, respeito à autoridade, inteligência.
INVOCAÇÃO:
   Justiça de Deus, Príncipe da Misericórdia e da Benevolência!
   Que as virtudes da prosperidade, da justiça e da inteligência se manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.


ARCANJO KAMAEL
COR DA VELA: vermelho e negro.
PONTO CARDEAL: sul.
DIA: terça-feira.
HORAS PREFERÍVEIS: entre 10:40 e 13:20 horas.
O QUE ATENDE: o que está relacionado com a coragem, a ação, a força; este Arcanjo dá vitória, tira o medo e evita a destruição, elimina o desnecessário.
INVOCAÇÃO:
   Príncipe da Força e da Coragem, Protetor dos Injustiçados!
   Que as virtudes da energia física, da força e da sua correta aplicação se manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.


ARCANJO RAPHAEL
COR DA VELA: amarelo, verde ou dourado.
PONTO CARDEAL: leste.
DIA: domingo.
HORAS PREFERÍVEIS: entre 13:20 e 16:00.
O QUE ATENDE: problemas de saúde, ajuda a encontrar o médico certo, traz beleza e bem estar, facilita os estudos, dá liberdade, revitaliza e estimula, acentua a criatividade.
INVOCAÇÃO:
   Médico Divino, Deus Manifesto na Mente, Protetor da Beleza!
   Que as virtudes da saúde, da beleza e da inteligência criativa se manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.


ARCANJO HANIEL
COR DA VELA: verde claro e azul claro.
PONTO CARDEAL: oeste.
DIA: sexta-feira.
HORAS PREFERÍVEIS: entre 16:00 e 18:40.
O QUE ATENDE: amor, amizade, sociedades, vida social, família, casa, conforto, afetividade, acolhimento, caridade, ajuda.
INVOCAÇÃO:
   Graça de Deus, Príncipe do Amor e da Harmonia!
   Que as virtudes do amor, da vida familiar feliz e da harmonia entre as pessoas se manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.


ARCANJO MIGUEL
COR DA VELA: vermelha e roxo.
PONTO CARDEAL: sul.
DIA: quarta-feira.
HORAS PREFERÍVEIS: entre 18:40 e 21:20 horas.
O QUE ATENDE: emergências, cirurgias, assuntos relacionados com papéis e correspondência, contratos, estudo, ensino, viagens curtas, livros, comércio, trocas, tudo que tem movimento e que precisa de rapidez.
INVOCAÇÃO:
   Intérprete da Luz Divina, Mensageiro dos Deuses, Conselheiro e Doador da Luz!
   Que as virtudes da rapidez, da realização e do conhecimento se manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.


ARCANJO GABRIEL
COR DA VELA: prata, branca ou violeta.
PONTO CARDEAL: oeste.
DIA: segunda-feira.
HORAS PREFERÍVEIS: entre 21:20 e 0:00 horas.
O QUE ATENDE: mudanças, sensibilidade, mediunidade, intuição, espiritualidade, assuntos domésticos, empregados, nutrição, crianças, tudo que é do interesse feminino.
INVOCAÇÃO:
   Rio das Águas da Vida, Príncipe das Mudanças, Distribuidor da Satisfação!
   Que as virtudes da alteração positiva, da mudança renovadora e da espiritualidade manifestem em minha alma e eu possa expressá-las em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.


ARCANJO SANDALPHON
COR DA VELA: preta e branca.
PONTO CARDEAL: norte.
DIA: qualquer.
HORAS PREFERÍVEIS: quaisquer.
O QUE ATENDE: a todos os assuntos materiais, mas não tem discernimento, aquilo que se pede é atendido e as conseqüências são sua responsabilidade.
INVOCAÇÃO:
   Gigante Obediente, Governador dos Elementais!
   Que a vontade justa de minha mente se manifeste em minha alma e eu possa expressá-la em meus atos, palavras e pensamentos.
   Amém, amém e amém.